Os atendimentos de Terapia Ocupacional tem foco no desenvolvimento global da criança, para melhora do desempenho nas Atividades de Vida Diária (alimentação, banho, vestuário, desfralde), no brincar, na participação social, nas atividades escolares e sono e descanso.
As crianças que apresentam dificuldades motoras, sensoriais, cognitivas, sociais, podem precisar do acompanhamento e tratamento do terapeuta ocupacional para conseguir ter um melhor desempenho nessas atividades.
A Integração Sensorial é a habilidade em organizar, interpretar sensações e responder apropriadamente ao ambiente, auxiliando nas atividades do dia-a-dia.
Crianças com diagnósticos de autismo, TDAH, dificuldade de aprendizagem, distúrbios da fala e linguagem, dentre outras, geralmente apresentam problemas sensoriais como: atividades sensoriais incomuns, déficit motor visual e na construção visual, déficits no processamento vestibular-proprioceptivo, dificuldade postural e na coordenação motora, déficits no processamento somatosensorial e somatodispraxia. E assim, são indicadas para a intervenção de Integração Sensorial de Ayres.
A partir de avaliações específicas de Terapia Ocupacional e da Integração Sensorial, os profissionais poderão apontar quais padrões de disfunção sensorial e do desenvolvimento estão afetando no desempenho da criança e intervir de forma que as crianças possam apresentar melhoras na sua funcionalidade, participação, interação, autonomia, independência, desenvolvendo suas habilidades globais.
Os Terapeutas Ocupacionais do Espaço+Interação possuem qualificações nas áreas de Integração Sensorial de Ayres, ABA e Bobath, e realizam o atendimento considerando a motivação e o engajamento da criança, através do brincar!